A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Memorial Profuncionário 19/02/2011


Este relatório do Curso Profuncionário –Multimeios Didáticos, tem como objetivo descrever o trajeto da linha turismo em Curitiba, falando sobre as etnias que fizeram parte da colonização de Curitiba, gastronomia, turismo e lazer.
Os alunos do curso Profuncionário, dirigidos pelo Tutor Helton Roberto Real, realizaram o passeio com a linha turismo de Curitiba, onde passaram a conhecer a Cultura da colonização da capital Paranaense, sintetizando alguns pontos como:
  • PRAÇA TIRADENTES
Denominada Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993, conhecida marco Zero da cidade.
  • RUA DAS FLORES
A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972.
  • MUSEU FERROVIÁRIO
Instalado na antiga estação ferroviária de Curitiba, expõe várias peças históricas e suas instalações reproduzem o antigo funcionamento da estação. O prédio anexo abriga o Shopping Estação, o Teatro de Bonecos promovida pela fundação “O Boticário”, o Convention Center, um moderno centro de eventos.
  • TEATRO PAIOL
Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião e até hoje a programação do teatro é voltado a música.
  • JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa e trilhas.

  • MUSEU OSCAR NIEMEYER
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.
  • BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

  • ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba.
  • PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.
  • PORTAL ITALIANO
O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.
  • TORRE PANORÂMICA
Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
  • SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.


Para proporcionar o turismo e lazer para os visitantes e até mesmo aos próprios moradores da cidade, há necessidade de geração de mão de obra, o que acontece nos restaurantes em Santa Felicidade, guias turísticos que apresentam a cidade aos visitantes, feiras gastronômicas como por exemplo a “Feirinha do Batel”, feiras de artesanatos como por exemplo a do Largo da Ordem, e como tantos outros bares, restaurantes, museus, teatros e hotéis que “abrigam” os turistas.
Percebi a importância da conservação do patrimônio cultural, pois este passeio praticamente é todo relacionado aos patrimônios culturais, que estão restaurados e precisam ser conservados.
Um ponto negativo em relação aos pontos turísticos que muito se falou, foi, quando após a inauguração do museu Oscar Niemeyer, verificou-se a inacessibilidade aos deficientes físicos, o que obrigou a fechá-lo por um tempo até concluírem as obras de reparação.
Durante o trajeto, percebi que os serviços públicos como limpeza funciona bem, que a cidade é bem servida de ônibus, porém a falta de segurança é outro fator agravante à visita dos turistas, em todo o trajeto verifiquei a presença policial, somente na Ópera de Arame e Parque São Lourenço em quase trinta pontos de parada. Quem vista Curitiba, acredito eu como moradora, (mesmo sabendo de tantos pontos negativos nos bairros) que o turista quando tiver uma nova oportunidade retorna à cidade, por ser uma cidade limpa e com um ambiente agradável, porém tomando as devidas precauções.
Há muitos meios de comunicações que pode-se observar, como TV BAND, TV CNT, rádio Transamérica, 98 FM, e fora os tradicionais como lan houses, correios, etc.
Todo este trajeto foi bom, para relembrar quão bonita é a capital paranaense, perceber que há muita gente de outras cidades, estados e até países, interessados em nossa cultura, que há ainda respeito pelos patrimônios históricos da cidade, pois não adianta só cobrar autoridades pela conservação da cidade, se os próprios moradores e visitantes não o fizerem.






Um comentário:

  1. Bem vinda ao memorial virtual!
    Visitarei sempre que possível, mantenha atualizado!
    Parabéns pela iniciativa!
    abraço,

    ResponderExcluir