A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Memorial unidades 4 e 5 Modulo 10 - Teorias da Comunicação


Comunicação Mídia, Sociedade e Educação.


A linguagem é uma forma de comunicação, construída de forma simbólica, entre os seres humanos e, por meio dela, são capazes de expressar seus valores, suas crenças, opiniões, etc. Tratando-se da mídia, esta por sua vez consegue manipular a comunicação, transformando-a, fazendo com que as pessoas interprete de uma maneira diferente, por isso seu poder de persuasão.
Quando a escrita passou a ser organizada em documentos escritos, um avanço acontece: a capacidade de registrar, marcar, memorizar, etc. Ao tratar dos progressos da memória escrita, aparece a imprensa como fator que revoluciona a memória.
A maior revolução da memória está no século XX, com o aparecimento da espetacular memória eletrônica.
A sociedade é dependente da mídia, que por sua vez, atende aos seus interesses, se comunica de forma a prender a atenção do seu ouvinte, ou seja seu consumidor. A comunicação controladora é uma maneira de sobrevivência da própria mídia que estimula a sociedade a se sentir dependente, quando falamos, por exemplo, da mídia de consumo.
Entretanto, não podemos observar apenas o lado negativo da mídia, tendo em vista que ela é responsável pela evolução da sociedade, independente de distância geográfica.
Quanto à educação, é impossível não reconhecermos sua relação com a mídia. A sociedade atual, da informação, da informatização, da modernidade, demanda o uso da mídia. Uma pessoa, ao interagir com uma máquina ou com outra pessoa, aprende. Nesse sentido, cabe ao professor avaliar até que ponto o equipamento ou a mídia que pretende utilizar em sua aula irá auxiliá-lo.
Deve também, ficar atento às dimensões que podem ser abordadas ao trabalhar com a mídia, transformando-a em sua aliada, ao invés de uma vilã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário