A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

quinta-feira, 24 de março de 2011

RELATO DOS DOCUMENTÁRIOS


O que é infância? Como deve ser vivida? De que forma pode ser feliz? Quais são as histórias da infância de cada um deles? O que foi inesquecível (pontos positivos e negativos)?

Infância é uma fase de descobertas, onde inicia-se a formação de um cidadão, devendo ser acima de tudo respeitada, a infância é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo mudanças constantes e graduais, no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
Devendo ser vivida com tranquilidade, que proporcione segurança e garanta todos os direitos de ser criança.
A criança pode e deve ser feliz, obtendo carinho da família, tendo condições básicas de vida, ter direito à estudar e brincar, ter toda uma estrutura que proporcione seus direitos.

Em relação aos filmes, todos apresentam histórias totalmente desconexas, do que deve ser a infância, no primeiro documentário, a história gira em torno da cultura cigana, onde a figura do pai, obrigava o filho a roubar para o sustento da família, e mesmo tendo liberdade após passar pelo reformatório ele comete infração novamente para poder voltar a instituição, onde a mesma cumprindo seu papel de corrigir e proteger, o acolhe tal acolhida que ele não encontrava na família.
Já o segundo documentário trata de uma família americana, portadora do vírus HIV, onde a criança frequenta a escola, e é zombada por seus colegas por ser soro positivo, ela sem ter certeza chega em casa e se depara com seus pais se drogando, e comentando sobre a doença, onde a criança passa a ter certeza dos comentários, e então como “solução”, os pais, levam a filha num grupo, onde, ela possa se sentir acolhida com pessoas passam pela mesma situação.
Já o último filme, se passa no Brasil, com duas crianças que trabalham com reciclagem de materiais, e são exploradas pelos compradores dos produtos, que descontam avarias dos materiais, e se aproveitam do trabalho barato das crianças.
O que elas queriam era ganhar seu próprio dinheirinho para comprar uma comida diferente, ou ajudar em casa.
Ou seja todas as histórias mostram uma infância “abandonada”, sem a preocupação da família e autoridades competentes, um total desprezo pelas crianças que procuram viver sozinha, tentando satisfazer suas necessidades de alguma forma. Uma desestrutura familiar sem tamanho.
Não observei pontos positivos, nem mesmo as “saídas” apontadas para cada caso, porém um ponto marcante dentre todos os documentários, foi quando a menina americana, chega em casa e vê seus pais se drogando, e um culpando o outro por passar o vírus HIV para a filha.


Um comentário: