A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MEMORIAL DAS APRESENTAÇÕES SOBRE OS PSICÓLOGOS FEITAS EM SALA DE AULA 26/03/2011




SKINNER – Escritor, fez pós em psicologia, seguia linha do Behaviorismo. Seus estudos eram voltados para o seguimento de Estímulo – Resposta, ou seja o Condicionamento Operante.
Reforço é consequência de uma ação, Ex: Uma pessoa toma remédio para não sentir dor.

PIAGET – Fez doutorado em Biologia aos 22 anos, suas pesquisas foram em cima de seus próprios filhos, através da observação chegou a conclusão que a evolução vai do nascer até a adolescência, onde estabiliza.
Segundo Piaget, o ser humano só evolui quando a fase anterior é bem aproveitada.
Piaget, descobre que crianças não raciocinam como os adultos,então, cria teorias para que adultos tratem as ciranças como crianças e não de igual para igual.

FREUD – O “Pai da Psicanálise”, assim conhecido por tratar doenças mentais. Trabalhava no Hospital em Viena na Áustria, atendendo jovens senhoras portadoras de problemas neurológicos, tratando-as com hipnose, massagens, terapias, etc, mas obteve grande resultado com interpretações dos sonhos.
Responsabilizava a sociedade, por reprimir discussões como sexualidade, porém a partir daí abre caminho para que outros psicólogos sigam a mesma linha de pesquisa. Faleceu aos 83 anos com câncer na mandíbula.

WALLON - Reprimia a reprovação, pois era sinônimo de rejeitar a criança dentro da Escola, ou seja “A negação do Ensino”.
Foi o primeiro a considerar as emoções das crianças na sala de aula.
Fundamentou suas ideias na Afetividade, Movimento, Inteligência e a Formação do “Eu” como pessoa.

VIGOTSKY - Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social, sua teoria também baseava-se que um precisa do outro para se desenvolver.

Um comentário:

  1. Olá Ana, está muito bom sim seu blog, não esqueça de sempre comentar como está sendo o seu aproveitamento no curso, como os conteúdos e discussões abordados estão modificando ou aperfeiçoando suas ideias - ou até mesmo nenhum nem outro!
    abraço!

    ResponderExcluir