A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MÓDULO 4 - MEMORIAL DA AULA IN LOCO DIA 02/04/2011, EXPOSIÇÃO SHOPPING PALLADIUM “O CORPO HUMANO” -


      Ao meu ver quando o aluno percebe que hábitos saudáveis o ajuda a viver melhor, sem dúvida, ele estará motivado a colocá-lo em prática com regularidade.
      Em relação a atividade desempenhada no sábado, deu para ter uma boa ideia de como funciona nosso organismo, que cada  parte se não funciona bem, pode “condenar” o funcionamento como um todo.
      A exemplo da alimentação escolar, ainda está bem longe das crianças se alimentarem adequadamente, pois muitas escolas possuem cantina comercial, oferecendo, mesmo que proibidos, balas, salgadinhos, sucos industrializados, etc.
      A merenda oferecida aos alunos, procura-se fazer uma alimentação que seja balanceada e agrade às criança, porém nós que trabalhamos dentro da escola, sabemos que nem sempre isso é possível devido a falta de recursos.
      Mas se tudo funcionasse bem, uma alimentação saudável, ajuda muito aos alunos a terem um melhor rendimento, uma melhor atenção, menor número de ausência, melhor desempenho, isso tudo porque se alimentando direito, o corpo funciona em harmonia, a digestão flui, proporcionando bem estar, e deixando a criança mais disposta a estudar, e evitando problemas futuros, como vimos na exposição.
      Houve um pouco de demora ao nos organizarmos para a entrada ao evento, isso agravou ainda mais a ansiedade de todos, em saber como realmente era a exposição, muitos preocupados que não daria tempo de visitar tudo.
      Mas após a entrada, a visitação durou aproximadamente 40 minutos, percebi a reação de perplexidade ao conhecer melhor como somos por dentro, os nervos, veias, vasos, etc.
      Vi aversão de nojo misturado com medo estampado no rosto de algumas pessoas,  principalmente ao ver órgãos doentes, como câncer, tuberculose, a diferença entre pulmão de um fumante e não fumante, etc.
      Eu também fiquei pasma ao ver toda a exposição, sendo o que chamou mais minha atenção foi a parte reprodutora feminina, onde deu para ver o feto dentro do útero. Também vi o embrião e seu desenvolvimento até tornar-se feto.

 O relatório deverá conter também sugestões de como a sua escola pode se organizar para desenvolver a consciência da necessidade de uma  vida saudável .

      Para isto é preciso conhecer a realidade alimentar da sociedade escolar, convidando os pais para que possam dar sua contribuição. Segue alguns intens  importantes para esta conscientização, tais como:

- Levantar problemas sobre o desperdício de alimentos;

- Formação de hábitos alimentares mais saudáveis, iniciando em casa;

- Conhecer outras realidades sociais;

- Diminuir o desperdício de lanche, tanto o comprado como o oferecido pela escola;

- Chamar profissionais da área alimentar, tais como nutricionistas, para falar da importância dos alimentos e suas funções.


     Pesquisa que demonstre conceito/características, sintomas, diagnósticos e tratamento      das principais  doenças neurológicas que afetam o rendimento escolar:

        Dor de cabeça (cefaléia e enxaqueca) Uma dor de cabeça se caracteriza por uma dor pulsátil, palpitante, como pancadas de um martelo em um ou ambos os lados da cabeça. Muitas vezes a dor é tão forte que pode provocar enjôos, tonturas e vômitos, queda de pressão, incômodos estomacais e inclusive sensibilidade a ruídos, cheiros e à luz.  Causas mais comuns a esta dor, principalmente na fase escolar:

1- Falta de sono. ( Dormir pouco)
2- Alimentação desequilibrada (muito açúcar, guloseimas, chocolate, massas, gorduras, etc.).
3- Alterações hormonais.
4- Desidratação.
5- Estresse, cansaço e fadiga.
6- Uso exagerado de aparelhos como a televisão, o computador e aparelhos sonoros. 
7- Ansiedade.
8- Problemas de vista. 
      O primeiro passo do médico para o diagnóstico da enxaqueca é obter um histórico completo da cefaléia.
      Depois do histórico, o médico pode realizar exame físico, avaliação neurológica e solicitar exames complementares.
      Uma grande variedade de medicamentos tem sido desenvolvida para o tratamento da enxaqueca. Além disto, existem medicamentos comumente usados para tratar outras doenças e que também ajudam a aliviar ou a prevenir a enxaqueca, muitos médicos optam pelo tratamento preventivo, ou seja quando o paciente já está melhor, ainda assim é recomendado a continuação do medicamento.
        Epilepsias, desmaios, perda de memória, alterações  da fala e do comportamento; Considera-se como sendo uma disfunção temporária de um grupo de células do cérebro que se manifesta por descargas excessivas e anormais. Sabe-se que as células do cérebro devem funcionar como uma orquestra, mantendo uma harmonia funcional.
         Essa disfunção celular desencadeia o desafinar dessa orquestra cerebral, provocando um grande desconforto. O quadro pode se apresentar com manifestações motoras, alterações do comportamento, da percepção, da emoção e da consciência.
         São crises breves de perda da consciência, de curta duração, 10-20 segundos, por vezes associada a movimentos da face, olhos e parece que a pessoa está distraída. Essas manifestações aparecem várias vezes ao dia. E mais freqüente no sexo feminino e na idade escolar.
         O tratamento é feito com medicamentos específicos e, para isso, existem vários disponíveis no mercado. As estatísticas mostram, que a maioria dos pacientes apresentam cura completa com o tratamento clínico e após um determinado período de tratamento o medicamento poderá ser dispensado.
        Depressão, ansiedade, pânico, fobias, Transtorno bipolar. O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações da depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência.
         A depressão na criança e/ou adolescente pode ter início com perda de interesse pelas atividades que habitualmente eram interessantes, manifestando-se como uma espécie de aborrecimento constante diante dos jogos, brincadeiras, esportes, sair com os amigos, etc, além de apatia, adinamia e redução significativa da atividade. Às vezes pode haver tristeza.
      O médico, o psicólogo, pais e professores estarão envolvidos nesse processo. Deve-se buscar tantas informações quantas forem necessárias, pois somadas, em muito ajudarão aos profissionais a realizar uma intervenção mais eficiente. Conhecer as amizades da criança, seus gostos e desejos, suas críticas, fantasias é obrigação de todos os que intervêm nessa criança. Pedir a colaboração dos pais e professor é fundamental.
      O tratamento da depressão deve estar baseado em dois pilares: o medicamentoso e a psicoterapia. Esta última é imprescindível, pois em muitas depressões leves a psicoterapia é suficiente para curá-la. Em depressões mais graves, devemos associar o tratamento medicamentoso com o psicoterápico.

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