A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MEMORIAL DO FILME “ILHA DAS FLORES”. AULA DO DIA 16/04/2011 MÓDULO 5

Bem, esta aula assistimos um video sobre o módulo,  falamos sobre a PPS, e também sobre a visita que faremos a Aldeia no próximo dia 07/05.
      Mas o resumo desta aula é sobre um curta metragem: Ilha das Flores.
      É um filme com cerca de 10 minutos de duração, porém com muitas informações importantes e atuais, apesar deste filme ser de aproximadamente 22 anos atrás, ou seja todos os problemas sociais apresentados continuam a existir, e pior de tudo, cada vez maior e mais evidente, e nada é feito, a não ser “Cobrir o Sol com a Peneira”, com programas sociais baratos.
      Enfim este filme mostra todo o ciclo, de quem trabalha, troca seu dinheiro por suas necessidades básicas materiais, e o que não é aproveitado por uma classe, é aproveitada por outra ou seja “restos”, que conforme o filme, muitas vezes nem os donos de criações de animais, reaproveitam para lavagem.
      O nome do filme se dá, pelo fato de que Ilha das Flores é um depósito de detritos, onde é feita uma classificação, pelo dono da propriedade para ver o que é próprio para suas criações, e o que não é , é colocado à disposição de um grupo de pessoas, sendo que cada grupo tem 10 minutos, para  “aproveitar” as sobras, que podem sair da minha casa, da sua, da do vizinho, etc.
      Um absurdo isso ser realidade, mas é cotidiano, um exemplo a ser dado, é no próprio CEASA, onde o que não é bom para alguns comprarem, é bom para outros aproveitarem de graça.
      A Fome, a Exclusão Social, entre outros tópicos, sempre apresentados como carros chefes de  campanhas políticas, mas pelo jeito só mascaram os problemas, e as próprias pessoas que passam por isso, são obrigadas a se sujeitarem aos programas sociais e se conformarem (ou acomodarem), com os programas oferecidos pelo governo, sendo que toda nós que somos a sociedade independente da  classe social, deveríamos exigir, fazer valer nossos direitos, exigir mais, pois sabemos que é gasto verba com tanta outras coisas desnecessárias e o que é primordial fica esquecido, e como prova disto é este filme com duas décadas de existência e ao mesmo tempo tão atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário