A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

terça-feira, 17 de maio de 2011

MEMORIAL DA AULA DO DIA 14/05/2011 - MÓDULO 5 SÍNTESE SOBRE AS APRESENTAÇÕES


  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Com a descoberta da eletricidade, mudanças profundas afetaram os meios de produção humanos, pois se passou a usar máquina nas indústrias deixando assim o serviço braçal de lado, contratando pessoas somente para comandar as máquinas, afetando com isso a sobrevivência econômica e social de muitas famílias.
A industrialização trouxe consigo alguns benefícios também como a contribuição para o fim da escravidão, pois o mercado precisava de desenvolvimento e de gente para comprar, como os escravos não eram assalariados não contribuíam para esse desenvolvimento, trouxe também o desenvolvimento urbano, consolidando o capitalismo, aumentando de forma eficaz e rápida a produtividade do trabalho, originando com isso novos comportamentos sociais e novos modelos políticos, modificando a visão do mundo.
Não tem como negar que a Revolução industrial trouxe prejuízos, mas também inúmeros benefícios e ainda hoje é possível sentir reflexos dessa revolução, pois um dos maiores desequilíbrios que enfrentamos hoje em dia é o Aquecimento Global.
  • REVOLUÇÃO FRANCESA
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelos ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. A Revolução Francesa é lembrada até hoje, pois foi o marco como movimentos por melhorias, conhecidos como greves.
  • DURKHEIN
Para Durkhein a sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem; A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões.
Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
  • MARX
O pensamento marxista alega que o materialismo dialético seria uma das molas propulsoras fundamentais que alimentam as transformações históricas. Dessa forma, no momento em que um sistema econômico passa a expor os seus problemas e contradições, os homens passam a refletir e lutar por novas formas de ordenação que possam se adequar às novas demandas.
Pensando estrategicamente as contradições do capitalismo, Marx e Engels defendiam que a superação definitiva de tal sistema seria alcançada por uma sociedade sem classes. Contudo, para que isso fosse possível, os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado, com a instalação de uma ditadura do proletariado.
Esse regime ditatorial teria a função de assumir os meios de produção e socializar igualmente as riquezas. Dessa forma, seriam dados os primeiros passos para o alcance de uma sociedade igualitária. Na medida em que essa situação de igualdade fosse aprimorada, o governo proletário cederia lugar para uma sociedade comunista onde o Estado e as propriedades seriam finalmente extintas. 


  • DEWEY
John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
ANÍSIO TEIXEIRA
Anísio Teixeira foi um grande educador brasileiro, onde na década de 20, optou pela educação, mesmo não estando bem estruturada em nosso país.
Mesmo assim dotou-a de toda sua experiência da área jurídica, religiosa, política e literária.
O que tornou a carreira de Anídio admirável, jfoi a persistência na defesa por uma Escola Pública igualitária, justa e de qualidade.
  • ALTHUSSER
Althusser vê no sistema social certos dispositivos que, ao serem acionados, tendem a manter as classes dominantes no Poder. Os chamados aparelhos ideológicos de Estado têm como finalidade manter e gerar a reprodução social.
Como esses dispositivos são ideológicos, ocorre então uma sujeição do sujeito a essas ideologias; o sujeito que é submetido a essa sujeição não percebe que está sendo sujeitado, pois essas ideologias são constituídas por crenças que o faz aceitar que as estruturas sociais existentes são boas, necessárias e desejáveis.
Agora, na modernidade, a escola assumiu o papel de aparelho ideológico dominante, e como a permanência histórica da sociedade capitalista depende da reprodução de seus componentes econômicos, como a força de trabalho e os meios de produção para o giro do capital, os Aparelhos Ideológicos de Estado têm como sua força principal a escola, pois é nela que o sujeito permanecerá a melhor parte de sua vida formativa.
A escola tornou-se um mecanismo e instituição encarregada de garantir que o sistema dominante não seja contestado, e se algo sair de errado (manifestações, badernas, etc.) surgirá uma das forças que constituem o Aparelho Repressor de Estado – como a polícia.
  • GRAMSCI
No pensamento social de Gramsci, o espaço em que a luta de classes ocorre é o da cultura, e tal luta é uma luta principalmente ideológica.Para Gramsci, o mais importante no desenvolvimento de uma revolução proletária (objetivo do pensamento revolucionário marxista) é se estabelecer uma revolução cultural, a qual ao mudar todo o sistema de crenças, valores e tradições de um povo, muda sua própria forma de pensar e traz até mesmo para as antigas elites conservadoras o modo de pensar da classe trabalhadora.







COMO FOI A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO?
A realização deste trabalho, foi um tanto diferente, pois tivemos que filmar um “programa” sobre o assunto de nosso grupo, no caso Anisio Teixeira.
Ficar diante de uma câmera, realmente não é fácil, embora, achei bem melhor do que ter que expor pessoalmente aos colegas.
Mas no bloco técnico com certeza este procedimento sairá melhor, pois teremos mais conhecimentos de como filmar, para que fique melhor.
A interação com os componentes do grupo foi boa, pude conhece-los melhor e trocar idéias de como seria elaborada a apresentação.

DIFUCULDADES, SENTIMENTOS, CONHECIMENTO, CONQUISTAS
As dificuldades, como dito na resposta anterior, realmente foi a falta de conhecimento em relação aos equipamentos e montagem do vídeo, porque uma coisa é montar um vídeo caseiro, de família, amigos, etc, outra bem diferente é montar um vídeo para uma apresentação de trabalho.
Em relação ao sentimento, foi de insegurança, em saber se iria atingir as expectativas, de ao menos, repassar bem sobre o tema, tendo que contar com um bom áudio, que nem no meu grupo nem dos colegas foi possível, o que dificultou nas anotações para o memorial e para o próprio conhecimento.
Já falando em conhecimento, o que eu pude captar bem sem dúvida nenhuma, foi sobre Anísio Teixeira, pois tivemos que estudar sobre este Educador, já dos outras apresentações nem tanto, ficou pelo menos para mim, bem difícil de entender, devido ao som, vídeo e demais recursos, alguns menos outros mais.
Mas enfim, foi divertido ver a criatividade de cada equipe, podendo ser considerada conquista, de ter que expor o conteúdo de uma forma diferente, ter que deixar a timidez de lado, e também cada grupo para apresentar teve que adquir conhecimentos, que sempre é muito importante.

REFLETIR SOBRE O USO DO VÍDEO SEM A INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO
O uso do vídeo para apresentações em geral, é muito útil, desde que seja objetivo, pois se não torna-se cansativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário