A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" Paulo Freire "

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MEMORIAL DA AULA DO DIA 28/05/2011 MÓDULO 6 - GESTÃO DEMOCRÁTICA


Nesta aula assistimos o vídeo do Módulo 6 que fala sobre Gestão Democrática, e ao decorrer da aula fiz algumas anotações sobre as manifestações da nossa turma, que seguem:

O Curso Prófuncionário é um curso com o princípio de passar como funciona a Gestão Democrática, que nem tudo que é imposto deve ser aceito, sem antes ser exposto aos interessados, discutido até que se chegue a um censo comum.
Quando os diretores são escolhidos através das eleições, são eleitos porque, são os mais “queridos” entre os alunos, os mais “populares”, mais “legais”, mas enfim, não quer dizer que serão os melhores, se tratando da administração de uma Instituição Pública.
Falando sobre democratização à nível nacional sobre educação, percebemos que o ENEM, PROUNI, FIES, etc, são formas do Governo se justificar, ofertando bolsas para ingressar na Faculdade, pois sabem que o Ensino Básico Público deixa a desejar.
Não deixa de ser uma forma de democracia, pois permite o acesso da maioria da nação, a ter uma graduação, muitos se beneficiam através destes programas, porém estes alunos oriundos de Escolas Públicas, são estudantes de Faculdades particulares, um sistema democrático, porém invertido.
A Educação Básica, hoje, infelizmente está voltada ao IDEB, a um ranking, que prepara os alunos em geral para obter uma média e não com a necessidade do indivíduo em si.

Após vários comentários, estudamos dois textos, num deles o que mais me chamou à atenção foi a seguinte frase:

O conceito vigente de flexibilização das estruturas, pode ajudar a construir um novo princípio organizador para a Escola, menos rígido e autoritário e mais centrado na resolução de problemas autênticos e comuns.”

Ao meu entender é que cada Escola, ou cada região, deve se preocupar em sanar os problemas existentes, dentro de cada realidade, não se prendendo tanto por exemplo ao PPP, que é uma forma autoritária e burocrática de ter parâmetros e alternativas para resoluções de problemas, pois a solução dos mesmos com certeza não estão descritos em algumas linhas, pois cada caso que acontece, é um caso, não podendo se ter em documentos a solução para o dia a dia da Escola.

PPP – Projeto Político Pedagógico: Documentação da Sistematização Democrática, fruto da Gestão Democrática.



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